Get Adobe Flash player
Notice: Undefined property: JTableContent::$slug in /var/www/vhosts/aegomesteixeira-armamar.com/httpdocs/plugins/content/fb_tw_plus1.php on line 461

II ENCONTRO DE UNIDADES DE APOIO À MULTIDEFICIÊNCIA

No passado dia 14 de Maio, realizou-se nas instalações do polo EB, do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira o “II Encontro de Unidades de Apoio à Multideficiência”, que reuniu os alunos, docentes e assistentes operacionais das unidades de Armamar e Moimenta da Beira. Esta atividade, idealizada e dinamizada pela primeira vez no ano letivo 2013/2014 pela equipa técnica, foi continuada no presente ano, mantendo-se o carácter lúdico-terapêutico, interativo e inclusivo que dá vida a este projeto.

A equipa técnica, constituída pelas Fisioterapeutas Nélia Ribeiro e Vanessa Cardoso e pelas Terapeutas da Fala Francisca Ferreira e Joana Eira agradece a colaboração de todos os intervenientes.

 

 

CRÓNICA DE UMA MÃO CHEIA DE TRUNFOS E DE UMA GRANDE VITÓRIA

 

Uma vez mais, os representantes da nossa Escola brilharam!

Desta vez, foi nas terras do Dão, que viram nascer os escritores Branquinho da Fonseca e Tomás da Fonseca, em Mortágua.

A Carolina, a Constança e o Diogo, do 3.º Ciclo, e a Beatriz, o Jorge e o Pedro, representantes do Secundário, juntamente com mais de cento e cinquenta outros colegas oriundos de todo o distrito de Viseu, concentraram-se na Biblioteca Municipal de Mortágua e submeteram-se a uma prova escrita sobre as obras estudadas de Sepúlveda, Mário de Carvalho, Andy Mulligan e Mário Zambujal. Todos o fizeram assumindo uma postura de muita responsabilidade e com um espírito de entrega e de compromisso que enchem de orgulho a Biblioteca Escolar, o Agrupamento de Escolas e o concelho de Armamar. Por isso, as expectativas de serem todos qualificados para a prova oral e final desta fase do Concurso eram muito altas.

Foi o Pedro!

Quando subiu ao palco, animado pelos aplausos francos e emocionados dos seus colegas e professores, ia nervoso! Depois dos sorteios obrigatórios, foi o primeiro a ser posto à prova. Mais nervoso ficou! Mais nervosos ficamos! Mas o Pedro, do alto da sua simplicidade, abriu o peito, mostrou a alma, libertou a voz e encheu o auditório! Era ver o deleite, o arroubo hipnotizante de todos os presentes! Como que o Dão indolente da Aguieira, tivesse sido tomado, num repente, por torrentes de Douro preenchendo de seiva todos os recantos!

 

 

O Pedro venceu!

O distrito de Viseu já conhece o miúdo que vai brilhar nos palcos da leitura de Lisboa.

É de Armamar! E da nossa Escola!

 

Parabéns!

 

O professor bibliotecário

César Luís de Carvalho

 

CLICA AQUI para veres:

»» vídeo da prestação do Pedro Cruz

»» vídeo da entrega de prémios

»» fotografias da atividade

 

VISITA A VENEZA NA VOZ DE LAMEGO

 

ESCOLA DE ARMAMAR VIAJOU ATÉ VENEZA

Na reta final do projeto comenius Let a Smile Be your Umbrella realizou-se no passado mês de março, nos dias 18 a 22, mais uma visita multicultural com os países parceiros envolvidos no projeto (Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Noruega, Grécia, Lituânia, Turquia), uma visita, desta vez à Itália, mais concretamente às localidades de Bobbio e Travo, no norte do país.

Nesta que foi a penúltima visita do projeto, reuniram-se cerca meia centena de alunos e professores dos países parceiros, tendo a Escola Básica e Secundária de Armamar estado presente com seis alunos, três meninos e três meninas todos com apenas dez anos de idade. A acompanhá-los estiveram três professoras e a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Armamar.

A estadia foi na pequena localidade de Bobbio onde a comunidade local os brindou com a belíssima encenação da história de Luís Sepúlveda  “História da Gaivota e do Gato que a ensinou a voar”. Como não podia faltar todos os parceiros foram recebidos pelas autarquias locais onde se realizaram as tradicionais trocas de lembranças, tendo a coordenadora do projeto oferecido uma amostra das deliciosas maçãs da região de Armamar, assim como um belíssimo livro sobre a região do Douro.

Jogos, danças, caças ao tesouro, almoços e jantares foram local para o convívio entre todos os parceiros, principalmente quando a língua de comunicação, o inglês, por vezes foi colocada de lado e as crianças tentavam cada uma ensinar palavras da sua língua aos novos amigos. Momentos divertidos e únicos. Não se pode esquecer a visita ao parque arqueológico de Travo e ainda o passeio a pé num percurso de três quilómetros pela serra até à belíssima vila de Brugnello. Esta pequena vila situada no sopé da montanha é singular pelas suas construções peculiares todas em pedra de xisto, desde os caminhos, às casas e até às decorações dos jardins, digna de visitar com certeza. Um passeio que deixou todos sem fôlego, não só pela caminhada, mas também pela paisagem sobre o rio Trebbia.

O momento alto ficou marcado com a visita à belíssima cidade de Veneza, onde todos puderam apreciar os seus canais singulares e passear pelas ruas estreitas que conduziram à famosa Praça de S. Marcos. No final da tarde uma viagem de barco levou os participantes até à ilha de Giudecca para uma visita à fábrica de vidro onde puderam assistir a uma exibição ao vivo do vidro a ser trabalhado de forma tradicional.

No jantar de despedida que envolveu a comunidade local e familiares dos alunos envolvidos no projeto foi tempo de agradecer a fantástica hospitalidade e diversidade de atividades com que os anfitriões nos brindaram durante os fantásticos 4 dias.

Mais uma vez imperaram momentos recheados de boa hospitalidade, simpatia, multiculturalidade e amizade. Em junho a última visita é até ao país coordenador do projeto, a TURQUIA.

Visitem a nossa página na internet e fiquem a conhecer muito mais.

www.letasmilebeyourumbrella.com

Célita Leitão

 

»» CLICA AQUI para veres as imagens da atividade

 

 

CAMPEONATO NACIONAL DE JOGOS MATEMÁTICOS

O Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira já nos tem habituado à sua presença na final do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos. Teve contudo no passado dia 6 de Março a sua melhor prestação de sempre, com o aluno António André Teixeira do terceiro ano do Ensino Básico a sagrar-se campeão nacional no que ao jogo Semáforo respeitante ao 1º ciclo que decorrreu na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A Universidade de Via Real juntou cerca de 1500 alunos de todos os ciclos de ensino, os mais aptos nos jogos matemáticos representantes de mais 300 instituições de ensino de todo o país. Para além do referido campeão, também o aluno Fábio Manuel Laranjeira do nono ano merece destaque pela sua presença na fase final, representando o agrupamento no jogo Avanço referente ao  3º ciclo.

 

 

“Semáforo”, “Cães e Gatos”, “Rastros”, “Produto”, “Avanço” e “Sesqui” foram os seis jogos da competição. O Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira participou em todos, tendo levado doze alunos a Vila Real.

Os jogos matemáticos privilegiam o gosto de pensar, incentivam a concentração e o raciocínio, que depois são úteis para a aprendizagem da matemática. Os Jogos Matemáticos estimulam ainda o pensamento independente, a tomada de decisões, desenvolvem a autoconfiança, a organização, bem como promovem a capacidade de expressão e as relações sociais pela interação entre jogadores.

 

 

Motivar os jovens para a aprendizagem da Matemática é o principal objetivo da competição.

A Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Ciência Viva promovem anualmente, desde 2004, o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos. A atual edição do campeonato foi organizada localmente por docentes do Departamento de Matemática da UTAD, do Agrupamento de Escolas Diogo Cão e da Escola S/3 de S. Pedro.

 

»» CLICA  para veres os vencedores do agrupamento:

» 1º CICLO

» 2º CICLO

» 3º CICLO

» SECUNDÁRIO

 

 
Mais artigos...
Gabinete de Apoio ao Aluno
logoGAA.png
Revista do Agrupamento
raizes.png
Biblioteca Escolar
Blogue da BE
blogueBE.png
Newsletter do Agrupamento
moduloNewsletter.png
Moodle
Imagem aleatória
feiraProfissoes2011.jpg