Get Adobe Flash player

ATIVIDADES LETIVAS NO 3º PERÍODO

No âmbito da situação epidemiológica que o país atravessa, o Governo deliberou a continuidade do encerramento das escolas e anunciou as medidas de desenvolvimento do Ensino à Distância para o 3º período.

Destas medidas, salientamos:

  • Os alunos da Educação Pré-Escolar, do Ensino Básico e do 10ºano não terão atividades presenciais este período. Continuará em vigor a modalidade de ensino à distância, tal como nas últimas duas semanas do segundo período.
  • Os alunos do 11º e 12ºanos recomeçam o 3º período na modalidade de ensino à distância. Se a situação entretanto o permitir, poderão recomeçar as atividades letivas presenciais no mês de maio, apenas às disciplinas sujeitas a exame nacional, aplicando-se as regras de distanciamento social definidas à data; nas outras disciplinas, o ensino continuará a ser feito à distância. A não participação dos alunos em atividades presenciais por opção manifesta dos encarregados de educação não constitui falta injustificada. As aulas presenciais às disciplinas de exame decorrerão até 26 de junho.
  • Para complementar o ensino à distância por meios digitais, haverá módulos de ensino / aprendizagem através da televisão, utilizando o canal da RTP Memória, disponível na TDT, por cabo e por satélite. A emissão do #EstudoEmCasa, nome atribuído a este conjunto de conteúdos pedagógicos temáticos, arranca na segunda-feira, 20 de abril. Pode descarregar aqui o horário de #EstudoEmCasa.
  • Durante esta semana, a escola preparará o seu Plano de Ensino à Distância, articulando atividades de ensino desenvolvidas com os seus alunos com os módulos através da televisão. Os alunos receberão, por email, indicação para aderir à plataforma digital Escola Virtual, meio selecionado para o trabalho com as turmas. Estamos a identificar as situações de isolamento tecnológico de alguns alunos para desenvolver soluções alternativas.
  • Avaliação interna no 3º período:

- Haverá avaliação do 3.º período, pelo que a todos os alunos será atribuída uma nota no final do ano (que, naturalmente, deve atender ao conhecimento que o professor tem do trabalho realizado por cada aluno ao longo do ano e às aprendizagens desenvolvidas, tendo em conta as circunstâncias específicas de realização do 3.º período).

  • Avaliação externa no 3º período:

-Não serão realizadas as provas de aferição, nem os exames do 9.º ano.

-No ensino secundário serão realizados exames das 22 disciplinas cujas provas finais são necessárias para o acesso ao ensino superior.

-Cada aluno só realiza os exames de que necessita para acesso ao ensino superior. Assim, a nota do exame só releva para este efeito, não contando para a avaliação das disciplinas do ensino secundário.

-Novo calendário de exames, após a conclusão das aulas a 26 de junho: a 1.ª fase realiza-se entre 6 e 23 de julho; a 2.ª fase realiza-se de 1 a 7 de setembro.

-As provas são ajustadas à possibilidade de escolha pelos alunos de itens/grupos em opção.

 

  • Levantamento de manuais do 1º ciclo:

Dado que no 3º período não haverá aulas presenciais, informamos que a Escola Básica José Manuel Durão Barroso estará aberta nos dias 15, 16 e 17 de abril das 09:30 às 12:30 para entrega dos manuais escolares dos seus educandos, no caso em que não os levaram no último dia de aulas, para poderem acompanhar as aulas televisivas e as atividades não presenciais com o(a) professor(a) da turma.

A fim de se cumprirem as regras de distanciamento social,

-Dia 15 (4ª feira) será para o 1º e 2ºanos

-Dia 16 (5ªfeira) será para o 3º ano

-Dia 17 (6ªfeira) será para o 4º ano

 

  • Manter-se-á o apoio excecional aos pais que tenham de ficar em casa para assistência aos filhos até aos 12 anos.
  • As escolas de referência continuarão a acolher dependentes até aos 12 anos de trabalhadores de serviços essenciais, nos termos previstos na lei.

 

O ensino à distância é uma modalidade de educação que envolve necessariamente toda a comunidade escolar, exigindo o respeito pelos papéis específicos de cada um- alunos, docentes, encarregados de educação. A escola está à distância e a escola está em casa. A família, mais do que nunca, é essencial no acompanhamento das suas crianças e jovens, articulando com a escola o modo como os alunos organizam o seu tempo, horários e trabalho. Contamos com família, para em conjunto continuarmos a educar os nossos jovens, desenvolvendo a sua maior autonomia e aprendizagens.

 

A Diretora

Cristina Mexia


 
GIAE Online
GIAE.png
Gabinete de Apoio ao Aluno
logoGAA.png
Biblioteca Escolar
Blogue da BE
blogueBE.png
Newsletter do Agrupamento
moduloNewsletter.png
Moodle
Imagem aleatória
observacoesNocturnas2011.jpg