Get Adobe Flash player
Autenticação



Em linha
Temos 3 visitantes em linha

Na reta final do projeto comenius Let a Smile Be your Umbrella realizou-se no passado mês de março, nos dias 18 a 22, mais uma visita multicultural com os países parceiros envolvidos no projeto (Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Noruega, Grécia, Lituânia, Turquia), uma visita, desta vez à Itália, mais concretamente às localidades de Bobbio e Travo, no norte do país.

Nesta que foi a penúltima visita do projeto, reuniram-se cerca meia centena de alunos e professores dos países parceiros, tendo a Escola Básica e Secundária de Armamar estado presente com seis alunos, três meninos e três meninas todos com apenas dez anos de idade. A acompanhá-los estiveram três professoras e a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Armamar.

A estadia foi na pequena localidade de Bobbio onde a comunidade local os brindou com a belíssima encenação da história de Luís Sepúlveda  “História da Gaivota e do Gato que a ensinou a voar”. Como não podia faltar todos os parceiros foram recebidos pelas autarquias locais onde se realizaram as tradicionais trocas de lembranças, tendo a coordenadora do projeto oferecido uma amostra das deliciosas maçãs da região de Armamar, assim como um belíssimo livro sobre a região do Douro.

Jogos, danças, caças ao tesouro, almoços e jantares foram local para o convívio entre todos os parceiros, principalmente quando a língua de comunicação, o inglês, por vezes foi colocada de lado e as crianças tentavam cada uma ensinar palavras da sua língua aos novos amigos. Momentos divertidos e únicos. Não se pode esquecer a visita ao parque arqueológico de Travo e ainda o passeio a pé num percurso de três quilómetros pela serra até à belíssima vila de Brugnello. Esta pequena vila situada no sopé da montanha é singular pelas suas construções peculiares todas em pedra de xisto, desde os caminhos, às casas e até às decorações dos jardins, digna de visitar com certeza. Um passeio que deixou todos sem fôlego, não só pela caminhada, mas também pela paisagem sobre o rio Trebbia.

O momento alto ficou marcado com a visita à belíssima cidade de Veneza, onde todos puderam apreciar os seus canais singulares e passear pelas ruas estreitas que conduziram à famosa Praça de S. Marcos. No final da tarde uma viagem de barco levou os participantes até à ilha de Giudecca para uma visita à fábrica de vidro onde puderam assistir a uma exibição ao vivo do vidro a ser trabalhado de forma tradicional.

No jantar de despedida que envolveu a comunidade local e familiares dos alunos envolvidos no projeto foi tempo de agradecer a fantástica hospitalidade e diversidade de atividades com que os anfitriões nos brindaram durante os fantásticos 4 dias.

Mais uma vez imperaram momentos recheados de boa hospitalidade, simpatia, multiculturalidade e amizade. Em junho a última visita é até ao país coordenador do projeto, a TURQUIA.

Visitem a nossa página na internet e fiquem a conhecer muito mais.

www.letasmilebeyourumbrella.com

Célita Leitão

 

»» CLICA AQUI para veres as imagens da atividade

 

 
GIAE Online
GIAE.png
Gabinete de Apoio ao Aluno
logoGAA.png
Biblioteca Escolar
Blogue da BE
blogueBE.png
Newsletter do Agrupamento
moduloNewsletter.png
Moodle
Imagem aleatória
republica2010_3.jpg