Get Adobe Flash player

NEWSLETTER 10

 

II ENCONTRO DE UNIDADES DE APOIO À MULTIDEFICIÊNCIA

No passado dia 14 de Maio, realizou-se nas instalações do polo EB, do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira o “II Encontro de Unidades de Apoio à Multideficiência”, que reuniu os alunos, docentes e assistentes operacionais das unidades de Armamar e Moimenta da Beira. Esta atividade, idealizada e dinamizada pela primeira vez no ano letivo 2013/2014 pela equipa técnica, foi continuada no presente ano, mantendo-se o carácter lúdico-terapêutico, interativo e inclusivo que dá vida a este projeto.

A equipa técnica, constituída pelas Fisioterapeutas Nélia Ribeiro e Vanessa Cardoso e pelas Terapeutas da Fala Francisca Ferreira e Joana Eira agradece a colaboração de todos os intervenientes.

 

 

PRESENTAÇÃO DO LIVRO POEMAR O DOURO

No próximo dia 27 de maio pelas 14 horas, no salão Nobre da Câmara Municipal de Armamar, será apresentado o livro POEMAR O DOURO composto por poemas realizados por diversos elementos da Comunidade Educativa de Armamar. Terá ainda lugar uma homenagem a Fernando Couto com a entrega da "Maçã de Ouro".

 

Compareçam!

 

 

PROVAS FINAIS DE CICLO - 6º e 9º ANO

Na sequência da sessão de esclarecimento  “PROVAS FINAIS DE CICLO (6.º e 9.º anos)” realizada pela Coordenação dos 2º e 3º ciclos no passado dia 5 de maio, disponibilizam-se abaixo os documentos apresentados na sessão:
 

CRÓNICA DE UMA MÃO CHEIA DE TRUNFOS E DE UMA GRANDE VITÓRIA

 

Uma vez mais, os representantes da nossa Escola brilharam!

Desta vez, foi nas terras do Dão, que viram nascer os escritores Branquinho da Fonseca e Tomás da Fonseca, em Mortágua.

A Carolina, a Constança e o Diogo, do 3.º Ciclo, e a Beatriz, o Jorge e o Pedro, representantes do Secundário, juntamente com mais de cento e cinquenta outros colegas oriundos de todo o distrito de Viseu, concentraram-se na Biblioteca Municipal de Mortágua e submeteram-se a uma prova escrita sobre as obras estudadas de Sepúlveda, Mário de Carvalho, Andy Mulligan e Mário Zambujal. Todos o fizeram assumindo uma postura de muita responsabilidade e com um espírito de entrega e de compromisso que enchem de orgulho a Biblioteca Escolar, o Agrupamento de Escolas e o concelho de Armamar. Por isso, as expectativas de serem todos qualificados para a prova oral e final desta fase do Concurso eram muito altas.

Foi o Pedro!

Quando subiu ao palco, animado pelos aplausos francos e emocionados dos seus colegas e professores, ia nervoso! Depois dos sorteios obrigatórios, foi o primeiro a ser posto à prova. Mais nervoso ficou! Mais nervosos ficamos! Mas o Pedro, do alto da sua simplicidade, abriu o peito, mostrou a alma, libertou a voz e encheu o auditório! Era ver o deleite, o arroubo hipnotizante de todos os presentes! Como que o Dão indolente da Aguieira, tivesse sido tomado, num repente, por torrentes de Douro preenchendo de seiva todos os recantos!

 

 

O Pedro venceu!

O distrito de Viseu já conhece o miúdo que vai brilhar nos palcos da leitura de Lisboa.

É de Armamar! E da nossa Escola!

 

Parabéns!

 

O professor bibliotecário

César Luís de Carvalho

 

CLICA AQUI para veres:

»» vídeo da prestação do Pedro Cruz

»» vídeo da entrega de prémios

»» fotografias da atividade

 

MATRÍCULAS 1º ANO

 

MATRÍCULAS PRÉ-ESCOLAR

 

VISITA A VENEZA NA VOZ DE LAMEGO

 

ESCOLA DE ARMAMAR VIAJOU ATÉ VENEZA

Na reta final do projeto comenius Let a Smile Be your Umbrella realizou-se no passado mês de março, nos dias 18 a 22, mais uma visita multicultural com os países parceiros envolvidos no projeto (Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Noruega, Grécia, Lituânia, Turquia), uma visita, desta vez à Itália, mais concretamente às localidades de Bobbio e Travo, no norte do país.

Nesta que foi a penúltima visita do projeto, reuniram-se cerca meia centena de alunos e professores dos países parceiros, tendo a Escola Básica e Secundária de Armamar estado presente com seis alunos, três meninos e três meninas todos com apenas dez anos de idade. A acompanhá-los estiveram três professoras e a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Armamar.

A estadia foi na pequena localidade de Bobbio onde a comunidade local os brindou com a belíssima encenação da história de Luís Sepúlveda  “História da Gaivota e do Gato que a ensinou a voar”. Como não podia faltar todos os parceiros foram recebidos pelas autarquias locais onde se realizaram as tradicionais trocas de lembranças, tendo a coordenadora do projeto oferecido uma amostra das deliciosas maçãs da região de Armamar, assim como um belíssimo livro sobre a região do Douro.

Jogos, danças, caças ao tesouro, almoços e jantares foram local para o convívio entre todos os parceiros, principalmente quando a língua de comunicação, o inglês, por vezes foi colocada de lado e as crianças tentavam cada uma ensinar palavras da sua língua aos novos amigos. Momentos divertidos e únicos. Não se pode esquecer a visita ao parque arqueológico de Travo e ainda o passeio a pé num percurso de três quilómetros pela serra até à belíssima vila de Brugnello. Esta pequena vila situada no sopé da montanha é singular pelas suas construções peculiares todas em pedra de xisto, desde os caminhos, às casas e até às decorações dos jardins, digna de visitar com certeza. Um passeio que deixou todos sem fôlego, não só pela caminhada, mas também pela paisagem sobre o rio Trebbia.

O momento alto ficou marcado com a visita à belíssima cidade de Veneza, onde todos puderam apreciar os seus canais singulares e passear pelas ruas estreitas que conduziram à famosa Praça de S. Marcos. No final da tarde uma viagem de barco levou os participantes até à ilha de Giudecca para uma visita à fábrica de vidro onde puderam assistir a uma exibição ao vivo do vidro a ser trabalhado de forma tradicional.

No jantar de despedida que envolveu a comunidade local e familiares dos alunos envolvidos no projeto foi tempo de agradecer a fantástica hospitalidade e diversidade de atividades com que os anfitriões nos brindaram durante os fantásticos 4 dias.

Mais uma vez imperaram momentos recheados de boa hospitalidade, simpatia, multiculturalidade e amizade. Em junho a última visita é até ao país coordenador do projeto, a TURQUIA.

Visitem a nossa página na internet e fiquem a conhecer muito mais.

www.letasmilebeyourumbrella.com

Célita Leitão

 

»» CLICA AQUI para veres as imagens da atividade

 

 
Gabinete de Apoio ao Aluno
logoGAA.png
Revista do Agrupamento
raizes.png
Biblioteca Escolar
Blogue da BE
blogueBE.png
Newsletter do Agrupamento
moduloNewsletter.png
Moodle
Imagem aleatória
alunasCNL.jpg