Get Adobe Flash player

CRÓNICA DE UMA MÃO CHEIA DE TRUNFOS E DE UMA GRANDE VITÓRIA

 

Uma vez mais, os representantes da nossa Escola brilharam!

Desta vez, foi nas terras do Dão, que viram nascer os escritores Branquinho da Fonseca e Tomás da Fonseca, em Mortágua.

A Carolina, a Constança e o Diogo, do 3.º Ciclo, e a Beatriz, o Jorge e o Pedro, representantes do Secundário, juntamente com mais de cento e cinquenta outros colegas oriundos de todo o distrito de Viseu, concentraram-se na Biblioteca Municipal de Mortágua e submeteram-se a uma prova escrita sobre as obras estudadas de Sepúlveda, Mário de Carvalho, Andy Mulligan e Mário Zambujal. Todos o fizeram assumindo uma postura de muita responsabilidade e com um espírito de entrega e de compromisso que enchem de orgulho a Biblioteca Escolar, o Agrupamento de Escolas e o concelho de Armamar. Por isso, as expectativas de serem todos qualificados para a prova oral e final desta fase do Concurso eram muito altas.

Foi o Pedro!

Quando subiu ao palco, animado pelos aplausos francos e emocionados dos seus colegas e professores, ia nervoso! Depois dos sorteios obrigatórios, foi o primeiro a ser posto à prova. Mais nervoso ficou! Mais nervosos ficamos! Mas o Pedro, do alto da sua simplicidade, abriu o peito, mostrou a alma, libertou a voz e encheu o auditório! Era ver o deleite, o arroubo hipnotizante de todos os presentes! Como que o Dão indolente da Aguieira, tivesse sido tomado, num repente, por torrentes de Douro preenchendo de seiva todos os recantos!

 

 

O Pedro venceu!

O distrito de Viseu já conhece o miúdo que vai brilhar nos palcos da leitura de Lisboa.

É de Armamar! E da nossa Escola!

 

Parabéns!

 

O professor bibliotecário

César Luís de Carvalho

 

CLICA AQUI para veres:

»» vídeo da prestação do Pedro Cruz

»» vídeo da entrega de prémios

»» fotografias da atividade

 

MATRÍCULAS 1º ANO

 

MATRÍCULAS PRÉ-ESCOLAR

 

VISITA A VENEZA NA VOZ DE LAMEGO

 

ESCOLA DE ARMAMAR VIAJOU ATÉ VENEZA

Na reta final do projeto comenius Let a Smile Be your Umbrella realizou-se no passado mês de março, nos dias 18 a 22, mais uma visita multicultural com os países parceiros envolvidos no projeto (Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Noruega, Grécia, Lituânia, Turquia), uma visita, desta vez à Itália, mais concretamente às localidades de Bobbio e Travo, no norte do país.

Nesta que foi a penúltima visita do projeto, reuniram-se cerca meia centena de alunos e professores dos países parceiros, tendo a Escola Básica e Secundária de Armamar estado presente com seis alunos, três meninos e três meninas todos com apenas dez anos de idade. A acompanhá-los estiveram três professoras e a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Armamar.

A estadia foi na pequena localidade de Bobbio onde a comunidade local os brindou com a belíssima encenação da história de Luís Sepúlveda  “História da Gaivota e do Gato que a ensinou a voar”. Como não podia faltar todos os parceiros foram recebidos pelas autarquias locais onde se realizaram as tradicionais trocas de lembranças, tendo a coordenadora do projeto oferecido uma amostra das deliciosas maçãs da região de Armamar, assim como um belíssimo livro sobre a região do Douro.

Jogos, danças, caças ao tesouro, almoços e jantares foram local para o convívio entre todos os parceiros, principalmente quando a língua de comunicação, o inglês, por vezes foi colocada de lado e as crianças tentavam cada uma ensinar palavras da sua língua aos novos amigos. Momentos divertidos e únicos. Não se pode esquecer a visita ao parque arqueológico de Travo e ainda o passeio a pé num percurso de três quilómetros pela serra até à belíssima vila de Brugnello. Esta pequena vila situada no sopé da montanha é singular pelas suas construções peculiares todas em pedra de xisto, desde os caminhos, às casas e até às decorações dos jardins, digna de visitar com certeza. Um passeio que deixou todos sem fôlego, não só pela caminhada, mas também pela paisagem sobre o rio Trebbia.

O momento alto ficou marcado com a visita à belíssima cidade de Veneza, onde todos puderam apreciar os seus canais singulares e passear pelas ruas estreitas que conduziram à famosa Praça de S. Marcos. No final da tarde uma viagem de barco levou os participantes até à ilha de Giudecca para uma visita à fábrica de vidro onde puderam assistir a uma exibição ao vivo do vidro a ser trabalhado de forma tradicional.

No jantar de despedida que envolveu a comunidade local e familiares dos alunos envolvidos no projeto foi tempo de agradecer a fantástica hospitalidade e diversidade de atividades com que os anfitriões nos brindaram durante os fantásticos 4 dias.

Mais uma vez imperaram momentos recheados de boa hospitalidade, simpatia, multiculturalidade e amizade. Em junho a última visita é até ao país coordenador do projeto, a TURQUIA.

Visitem a nossa página na internet e fiquem a conhecer muito mais.

www.letasmilebeyourumbrella.com

Célita Leitão

 

»» CLICA AQUI para veres as imagens da atividade

 

 

CAMPEONATO NACIONAL DE JOGOS MATEMÁTICOS

O Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira já nos tem habituado à sua presença na final do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos. Teve contudo no passado dia 6 de Março a sua melhor prestação de sempre, com o aluno António André Teixeira do terceiro ano do Ensino Básico a sagrar-se campeão nacional no que ao jogo Semáforo respeitante ao 1º ciclo que decorrreu na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A Universidade de Via Real juntou cerca de 1500 alunos de todos os ciclos de ensino, os mais aptos nos jogos matemáticos representantes de mais 300 instituições de ensino de todo o país. Para além do referido campeão, também o aluno Fábio Manuel Laranjeira do nono ano merece destaque pela sua presença na fase final, representando o agrupamento no jogo Avanço referente ao  3º ciclo.

 

 

“Semáforo”, “Cães e Gatos”, “Rastros”, “Produto”, “Avanço” e “Sesqui” foram os seis jogos da competição. O Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira participou em todos, tendo levado doze alunos a Vila Real.

Os jogos matemáticos privilegiam o gosto de pensar, incentivam a concentração e o raciocínio, que depois são úteis para a aprendizagem da matemática. Os Jogos Matemáticos estimulam ainda o pensamento independente, a tomada de decisões, desenvolvem a autoconfiança, a organização, bem como promovem a capacidade de expressão e as relações sociais pela interação entre jogadores.

 

 

Motivar os jovens para a aprendizagem da Matemática é o principal objetivo da competição.

A Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Ciência Viva promovem anualmente, desde 2004, o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos. A atual edição do campeonato foi organizada localmente por docentes do Departamento de Matemática da UTAD, do Agrupamento de Escolas Diogo Cão e da Escola S/3 de S. Pedro.

 

»» CLICA  para veres os vencedores do agrupamento:

» 1º CICLO

» 2º CICLO

» 3º CICLO

» SECUNDÁRIO

 

 

CORTA-MATO CLDE VILA REAL E DOURO

 

Como já vem sendo tradição, os alunos da escola Básica e Secundária Gomes Teixeira, realizaram uma excelente prestação na actividade Corta-Mato CLDE Vila Real e Douro. A escola fez-se representar com 50 alunos e arrecadou várias medalhas e troféus! A nível individual, brilharam a Beatriz Pereira (5ºB), obtendo o 5º lugar, no escalão de Infantis A; a Ana Rita (5ºC) classificando-se em 3º lugar, no mesmo escalão e a Daniela Machado (5ºA), conseguindo o 2º lugar, também no escalão de Infantis A!

 

 

Neste escalão, na classificação colectiva, a equipa da nossa escola foi a vencedora (Daniela Machado, Ana Rita Rodrigues, Beatriz Pereira, Soraia Duarte e Sofia Sousa)!

 

 

De destacar também o 2º lugar na classificação colectiva da equipa de Infantis B Masculinos (Carlos Gouveia, Mauro Teixeira, Daniel Monteiro, Daniel Ferreira e Daniel Coutinho) e o 3º lugar da equipa de Juniores Masculinos (Mário Ramalho, Francisco Martins, Damiano Correia, Henrique Igreja, Fabrício Duarte e Gonçalo Rego)

 

 

INFORMAÇÃO SOBRE O TESTE “PRELIMINARY ENGLISH TEST - PET”

 

O Ministério da Educação e Ciência, vai continuar a implementar, este ano letivo, um teste de Inglês de avaliação de diagnóstico de carácter obrigatório para todos os alunos do 9º ano de escolaridade: o “Preliminary English Test “, abreviado por “PET”.

Este teste pode também ser realizado opcionalmente por alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos a frequentar outros níveis de escolaridade que assim o solicitem.

O teste realizar- se -á  em duas fases: componente oral: em sessões a agendar pela escola, entre os dias 7 de abril e 5 de maio de 2015; Componente escrita, no dia 6 de maio de 2015, às 14 horas.

 

Todos os alunos que realizem este teste podem obter um certificado do mesmo. A obtenção de certificado é opcional para os alunos a frequentar o 9.º ano, certificado este que terá de ser solicitado antes da realização do teste. Os alunos a frequentar outros anos de escolaridade, que pretendam realizar o teste, têm de proceder à sua inscrição e a certificação é obrigatória.

 

A inscrição para obtenção do certificado da Cambridge English Language Assessment, da Universidade de Cambridge obedece ao seguinte:

- A inscrição para a emissão do certificado é feita pelos encarregados de educação dos alunos, ou pelos alunos maiores de 18 anos, na plataforma eletrónica específica acessível através do site preliminaryenglishtest.iave.pt, disponível entre os dias 3 e 22 de fevereiro de 2015;

- A inscrição para a emissão do certificado está sujeita ao pagamento do valor de:

a) 25,00€, pelos alunos a frequentar o 9.º ano de escolaridade ou equivalente, não abrangidos pela Ação Social Escolar e ainda pelos alunos a frequentar qualquer dos outros anos de escolaridade que pretendam realizar o teste;

b) 12,50€, pelos alunos a frequentar o 9.º ano de escolaridade ou equivalente, abrangidos pelo Escalão B da Ação Social;

- Os alunos a frequentar o 9.º ano de escolaridade ou equivalente, abrangidos pelo Escalão A da Ação Social Escolar ou equiparado, estão isentos de pagamento, sendo no entanto necessário proceder à inscrição no site acima referido;

- A liquidação do valor de emissão do certificado é feita em caixas multibanco e serviços bancários online durante o mês de fevereiro de 2015.

Para qualquer esclarecimento adicional deve dirigir-se à escola-sede.

 

A Diretora

Ana Cristina Guimarães Mexia Leitão

 

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O CANCRO

 

Celebrou-se ontem, 4 de Fevereiro, o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro e alguns dos nossos meninos mostraram-se solidários.

 

»» CLIQUEM AQUI para verem imagens da atividade

 
Gabinete de Apoio ao Aluno
logoGAA.png
Revista do Agrupamento
raizes.png
Biblioteca Escolar
Blogue da BE
blogueBE.png
Newsletter do Agrupamento
moduloNewsletter.png
Moodle
Imagem aleatória
republica.jpg